quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pastes das Plantas 2

Folhas 
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida. 


As folhas são expansões do caule, sendo as estruturas mais importantes para a manutenção da vida de uma planta. São órgãos aéreos que têm como funções a fotossíntese, a respiração, a sudação e a transpiração.
A folha tem a forma de lâmina achatada, ficando, portanto, bem exposta à luz solar, geralmente de cor verde, devido à presença de clorofila. Esse pigmento absorve a luz solar usando essa energia para a realização da fotossíntese, que é a principal função da folha.
Algumas folhas podem realizar outras funções, como armazenamento de substâncias nutritivas e de água, fixação dos vegetais trepadores, proteção das inflorescências e captura de pequenos insetos.

PARTES DAS FOLHAS:

1. LIMBO: é a lâmina da folha, possuí uma grande área que facilita as trocas de gases com o ar, necessárias para a fotossíntese e respiração.Quanto maior o limbo mais facilmente realizará as Funções dos Vegetais, e suas bordas podem ser lisa, dentada ou serrilhada.
O limbo apresenta nervuras que são feixes de vasos condutores que recebe seiva bruta e distribui seiva elaborada ao resto da planta. E os estômatos que são capazes de abrir e fechar, permitindo a troca de gases com o ambiente.
2. PECÍOLO: é a haste que sustenta o limbo, deve ser firme, mas flexível para não quebrar com a força do vento. Por dentro do pecíolo também passam os vasos condutores.
3. BAINHA: é uma expansão da base do pecíolo, que se insere no caule.
CLASSIFICAÇÃO DAS FOLHAS:
FOLHAS COMPLETAS:São aquelas que apresentam todas as partes, limbo, pecíolo e bainha.
FOLHAS INCOMPLETAS:Em geral todas as folhas possuem limbo, mas quando falta pecíolo, bainha ou até mesmo os dois. Podem ser:* Pecioladas: ausência de bainha;
* Invaginantes: ausência de pecíolo;
* Sésseis: não possuem pecíolo nem bainha, pois o limbo se prende diretamente ao caule.
TIPOS DE FOLHAS:

FOLHAS SIMPLESFOLHAS COMPOSTAS
Tem o limbo único e inteiriço.Podem ser:
* Cordiforme: forma de coração
* Lanceoladas: forma de lança
* Elíptica: forma ovalada
* Sagitiforme: forma de seta
Apresentam limbo dividido em folíolos ou folhas secundárias.São classificadas em:
* Paripenadas: com número par de folíolos
* Imparipenadas: número ímpar de folíolos
* Palmadas ou Digitadas: os folíolos prendem-se na extremidade do pecíolo, lembrando os dedos das mãos.
Em geral, as folhas das monocotiledôneas não apresentam pecíolo, já as folhas das dicotiledôneas, em sua grande maioria, não apresentam bainha. Sendo assim, as folhas completas são muito raras.


FOLHAS, ÓRGÃOS REPRODUTORES:

Em algumas plantas, as folhas quando isoladas e deixadas em contato com a terra ou com a água, podem produzir pequenos brotos que enraízam e crescem, transformando-se em pequenas mudas, garantindo, assim a reprodução assexuada da espécie.Os exemplos mais comuns são as folhas da violeta, begônia e fortuna.
Esse tipo de reprodução acontece também em vários tipos de caules, especialmente os subterrâneos.


http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6335/partes-da-planta
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6335/partes-da-planta#ixzz2AvHAXlfe

Nenhum comentário:

Postar um comentário