quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Partes das Plantas 3

Flor 
Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Com a parte masculina (estames) e a feminina (pistilo ou estigma e ovário) perfeitamente estruturadas, os agentes da natureza conseguem depositar o pólen no estigma fecundando óvulo e ovários. Quando uma planta "dá flor", está em sua fase mais crítica, pois direciona toda a energia à esta atividade.

As flores são responsáveis, na maioria das plantas pela reprodução, pois é onde ocorre a fecundação, ou seja a união das células sexuais masculina e feminina. Depois da fecundação, algumas partes da flor transformam-se em frutos e sementes. A semente contém uma nova planta, semelhante àquela da qual originou.

PARTES DAS FLORES

1. PEDÚNCULO:É a haste que prende a flor ao caule ou aos ramos
2. RECEPTÁCULO:É a extremidade dilatada do pedúnculo
3. CÁLICE:É formado por um conjunto de folhas modificadas, as sépalas, quase sempre verdes, que ficam ligadas ao receptáculo. Em algumas flores,  como o cravo, as sépalas são unidas, formando uma peça única. Em outras, como a rosa, elas são separadas.
4. COROLA:É a parte mais bonita e colorida da flor. Constitui-se de folhas modificadas chamadas pétalas. Como as sépalas, também as pétalas podem ser unidas ou separadas, como o cravo e a rosa.
5. ANDROCEU:É o órgão masculino da flor. Compõe-se de uma ou várias peças alongadas, chamadas estames. Cada estame é formado de:
* Antera: região dilatada situada na ponta do estame, onde ocorre a formação do grão de pólen (pó amarelo que pode ser visto facilmente no miolo das flores) sendo a estrutura reprodutora masculina.
* Filete: haste que sustenta a antera.
* Conectivo: região onde se ligam o filete e a antera.
6. GINECEU:É o órgão feminino da flor. Constitui-se de um ou mais carpelos, que são folhas modificadas e possuem as seguintes partes:
* Estigma: Parte achatada do gineceu,situada na extremidade superior do carpelo, possui um líquido pegajoso que contribui para a apreensão do grão de pólen.
* Estilete: tubo estreito e oco que liga o estigma ao ovário.
* Ovário: parte dilatada do carpelo, geralmente oval, onde se formam os óvulos, estrutura reprodutora feminina.
O cálice e a corola constituem o Perianto, que é a região de proteção da flor, sendo também um elemento de atração de insetos e pássaros (que se alimentam de seu néctar), desempenhando um papel importante na polinização das flores.
Algumas flores não apresentam todos os verticilos: umas não têm cálice, outras não têm corola. Em certas plantas, como a abóbora e o mamão, há flores masculinas (nas quais só existe androceu) e flores femininas (que possuem apenas gineceu). Existem também vegetais, como o pinheiro, cujas flores não têm ovário. Dizemos então, que essas plantas possuem sementes nuas.
Então, as flores podem ser classificadas da seguinte forma:
1. Unissexuadas Masculinas: são aquelas que só possuem androceu.
2. Unissexuadas Femininas: são aquelas em que existe apenas gineceu.
3. Hermafroditas: são as flores que têm gineceu e androceu.

FECUNDAÇÃO DA FLOR

INFLORESCÊNCIAS
Muitas plantas apresentam flores  sempre agrupadas de uma forma ordenada, regular, presas em um eixo, constituindo as chamadas inflorescências.
As flores podem ou não apresentar pedúnculo de fixação no eixo da inflorescência e as distâncias entre elas podem ser grandes ou muito pequenas.
Determinadas famílias caracterizam-se pelo tipo de inflorescência que apresentam.

http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6335/partes-da-planta#ixzz2AvI6nvKN

Nenhum comentário:

Postar um comentário